O Programa de Atendimento do Paciente com Lúpus Eritematoso Sistêmico e seus Familiares teve início em 2011, com a participação de professoras de reumatologia da Faculdade de Medicina da UFMG juntamente com os alunos de graduação participantes voluntários e/ou bolsistas. Tem como objetivo proporcionar acesso às informações científicas confiáveis por meio da educação em saúde para pacientes com lúpus eritematoso sistêmico e familiares, buscando promoção da saúde, melhor prognóstico e qualidade de vida relacionada à saúde (QVRS).
O fortalecimento da interação da universidade com a comunidade é um dos objetivos da extensão universitária. Consideramos que o Programa de Atendimento do Paciente com Lúpus Eritematoso Sistêmico e seus Familiares é relevante na promoção de saúde e melhora da qualidade de vida de pacientes com LES, sendo uma importante fonte de diálogo, de educação e de transformação social tanto para pacientes e seus familiares quanto para os próprios alunos. Há ainda um impacto positivo na formação dos alunos envolvidos ao promover a busca pelo conhecimento necessário à produção da informação e à interação com a comunidade de pacientes com LES e seus familiares.
Proporciona a educação do paciente com LES e seus familiares por meio de cartilhas informativas sobre a doença, comorbidades, ações de tratamento e hábitos de vida.
Coordenação: Profa. Rosa Weiss Telles
Educação em saúde por meio das mídias sociais, tornando o conhecimento científico acessível para a sociedade de forma confiável e de qualidade.
Coordenação: Profa. Cristina Lanna
Melhora a qualidade de vida relacionada à saúde de pacientes com LES e manifestações cutâneas por meio do uso da camouflage cosmética.
Coordenação: Profa. Cristina Lanna
Avaliação do estado vacinal de pacientes com LES e educação sobre a importância da vacinação.
Coordenação: Profa. Fabiana Moura