lupusufmg.medicina.ufmg.br

Vacinação

O projeto

Em 2017, foi iniciado um projeto com o propósito de realizar uma avaliação contínua da situação vacinal de pacientes com lúpus, encaminhando aqueles com atrasos no cartão de vacinas ao Centro de Referência em Imunobiológicos Especiais (CRIE). Essa iniciativa visa educar e controlar complicações infecciosas, dada a imunossupressão comum em pacientes com lúpus, aumentando seu risco de infecções. A coordenação do projeto é realizada pela Professora Fabiana de Miranda Moura.

 

Impacto Esperado

Melhoria na Saúde dos Pacientes com Lúpus: O projeto visa aprimorar a saúde dos pacientes com lúpus ao identificar e encaminhar eficientemente aqueles com atrasos no cartão de vacinas para o Centro de Referência em Imunobiológicos Especiais (CRIE), contribuindo para a prevenção de complicações infecciosas e a melhoria da qualidade de vida.

Educação Contínua sobre Imunização: O projeto desempenha um papel crucial na educação constante sobre imunização, proporcionando informações e conscientização sobre a importância da vacinação, especialmente para pacientes imunossuprimidos pelo lúpus e/ou seu tratamento, promovendo uma comunidade mais informada e proativa em relação à saúde.

Redução do Risco de Infecções: Focado na redução do risco de infecções em pacientes com lúpus, o projeto identifica e corrige atrasos na vacinação, fortalecendo a imunidade dos pacientes e minimizando o impacto potencial de infecções, com o objetivo de diminuir significativamente as complicações relacionadas à saúde.